terça-feira, 25 de março de 2008

Chengdu

Com quase 11 milhões de habitantes, é a quarta maior cidade chinesa e a mais importante do Oeste do país. Não tem os arranha-céus de de Shangai nem os monumentos de Pequim, e muito menos a beleza melancólica de Shaoxing. Como destino turístico não passa de um modesto entreposto de viajantes com destino ao Tibete ou a outras zonas da província. Tem um clube de futebol na primeira divisão e é famosa pela sua cozinha e pelos pandas, que são, aliás, o símbolo da cidade. (Atenção, não se confunda uma coisa com a outra - o panda não faz parte da cozinha de Chengdu).

E porquê Chengdu? Seguindo uma velha receita aprendida com boa gente de Xangai, procurei juntar o útil ao agradável usando a fórmula BBB - Bom, Bonito e Barato. E acho que acertei em cheio. Tenho uma qualidade de vida que dificilmente poderia conseguir em outra cidade chinesa... a preços muito simpáticos. E o que falta do segundo "B" em Chengdu sobra nos arredores. Sichuan é talvez a província com as melhores paisagens naturais de todo o país, e fica apenas a 24h de comboio de Lhasa. Ou pelo menos ficava, quando os turistas ainda podiam lá ir.

segunda-feira, 17 de março de 2008

A violência chega a Sichuan

A notícia aqui:

Nota 1: Sichuan é uma das províncias que faz fronteira com o Tibete. Chengdu é a capital de Sichuan.

Nota 2: Por coincidência, alguns sites que normalmente estão acessíveis, como o youtube, deixaram de estar.

Nota 3: Como costuma acontecer, a cobertura feita pelos media chineses é muito distinta daquela que é feita pelos ocidentais. exemplo aqui

domingo, 9 de março de 2008

O regresso

Tive sorte. Saí da China no inicio do pior Inverno das últimas dezenas de anos e regressei precisamente quando as temperaturas já começam a atingir os dois dígitos. Alguns dias primaveris têm-se intercalado com outros em tons de Outono, e a única coisa que nunca muda em Chengdu é o Sol que nunca se deixa ver, escondido por trás de um manto gasoso.

Da última vez tinha vindo para trabalhar. Desta vez venho para estudar. Da última vez tinha um salário. Desta vez tenho aquilo que poupei desse salário. Da última vez fui para o Este. Desta vez vim para o Oeste. Da ultima vez senti o friozinho na barriga que antecede uma aventura no desconhecido. Desta vez sinto o friozinho na barriga proveniente da incerteza – por enquanto não tenho outra fonte de rendimentos senão as parcas poupanças do ano anterior. Depois há ainda a pergunta que desde o início me tem visitado quase todos os dias em diversas circunstâncias – estudar chinês terá sido a opção certa nesta altura da minha vida?

Cheguei há duas semanas e nem a falta de sol tem conseguido estragar a boa disposição e o sentimento de harmonia e equilíbrio. Deve ter sido a opção certa.


P.S. Obrigado a todos os que vão deixando comentários e peço desculpa por não responder, mas o facto de não poder aceder ao blog como utilizador não me permite fazê-lo