terça-feira, 12 de maio de 2009

Há um ano atrás...

... um dos mais violentos terramotos da história recente chinesa tinha lugar em Sichuan, com epicentro a 100 km de Chengdu. Foi no dia 12 de Maio de 2008. As vitimas atingiram números absurdos e a particular debilidade com que muitas escolas primárias desabaram dexou as populações locais em estado de choque.

Na altura escrevi um pouco sobre a minha experiência pessoal e sobre as reacções da população nas semanas/meses após o terramoto. Esses relatos podem ser lidos Aqui, aqui e aqui

Hoje, um ano depois, muito foi reconstruido, mas, dada a dimensão da tragédia, há ainda muito por fazer. Há ainda muitas famílias a viver em casas pré-fabricadas, à espera de ver a sua situação resolvida. Mas acima de tudo, há vontade de, sem o esquecer, deixar para trás o que aconteceu e reconstruir o presente de olhos postos no futuro. Sichuan é famosa não só por ser uma das províncias mais bonitas da China mas acima de tudo pela boa disposição e pelo gosto em apreciar as coisas boas da vida dos seus habitantes, e isso é mais forte que qualquer terramoto.

PS: nos próximos posts vou divulgar algumas das iniciativas que têm sido desenvolvidas para dar nova vida a esta província.

Sem comentários: