segunda-feira, 12 de março de 2007

A Casa

Um rápido exercício de cálculo mental diz-me que vivi em 6 apartamentos nos últimos 6 anos. O que tem este de especial? Bem, o facto de ser na China torna-o desde logo diferente dos outros, todos situados na nossa pequena península. Mas há mais.

Pela primeira vez assinei um contrato de arrendamento. O meu pai sempre me disse para nunca assinar um contrato sem o ler, mas os cerca de 30 caracteres chineses que conheço são manifestamente insuficientes para ler seja o que for, pelo que não tive alternativa a confiar na boa fé da minha senhoria. No país da economia informal, onde proliferam as cópias e falsificações, a burocracia sobrevive e os carimbos valem mais que as assinaturas. Eu não tenho carimbos e o meu último nome passou a ser Vasco porque é demasiado complicado explicar a um chinês que tenho 4 apelidos.

Pela primeira vez vivo sozinho. Um exercício mental, um pouco mais demorado que o anterior, diz-me que nos últimos 6 anos partilhei casa com cerca de 25 pessoas de 8 nacionalidades. Tudo na vida tem o seu ciclo de vida e acho que já passei demasiado tempo da minha a dar de caras com (des)conhecidos quando abro a porta de casa. Prezo muito valores como o da desarrumação e gosto pouco de os partilhar com os outros.


o rés-do-chão

Durante os próximos 8 meses não vou ter ninguém com quem partilhar a minha desarrumação nem o meu mau humor matinal. Mas, por outro lado, não vou ter ninguém com quem partilhar a limpeza da casa de banho...

Vista do meu quarto

Vista para a estação de comboios

10 comentários:

maria inês disse...

não fazia ideia que estavas na china!! fiquei espantadissima, e ao mesmo tempo a pensar "não era capaz..." Vou passando por aqui para ver como te vão saindo as coisas.
beijinhos

inês (ex-salamanca:)at lx)

Anónimo disse...

como é...subir aqelas escadas de madeira, quando de madrugada, vens da farra?

Anónimo disse...

A casa tem sofá mágico? E bife de Taliban?

Anónimo disse...

Ni hao!Parabéns pelo blog; fotografias e textos! Hangzhou, fantástica! Nos tempos do império havia talvez mais miséria mas havia mais sensibilidade estética.... fica pró turismo e prós coleccionadores de antiques! A China soube reconciliar-se com o seu passado; sabe que é indispensável para o seu futuro!
Zai Jian

Anónimo disse...

paulation, a viver sozinho ihihihih...
eu k partilhei casa ktg umas semanas, venho desmentir te a dizer k nao tens mau humor matinal :)
eu sei k viver kmg e kom o assis te punha smp bem disposto mas enfim!
so keria mandar te um beijinho, ao meu boi preferido!

eh verdd, axo k o vincezo e o hans vem pa semana, dpois konto t!

e um dia farei esse mm exercicio, das casas e das pessoas... ainda havemos d nos rir! beijas

Catraia_Sofia disse...

De blog em blog conhecem-se imensos textos e fazem-se imensas viagens!
E de blog em blog cheguei aqui e achei piada a este mais recente "post". Boa estadia pela China!

Paulo disse...

Sofia, a única razão pela qual não conheces o meu mau humor matinal é porque nunca me viste de manhã!:)

Anónimo disse...

Bom Paulito, lá terás que desculpar os teus pais, que na altura não previram os inconvenientes de dois nomes e quatro apelidos!Coisas da juventude!!!:)

Anónimo disse...

Y eres uno de los pocos hombres en esta tierra que puede decir de haber compartido el piso con el LOCO y de estar todavia vivo para contarlo!BBBBEEELLIIISSSIIIIMOOOO!!!

Rosa disse...

Olá Paulo

Olhando bem para as fotos, gostari de ter a sorte de estar aí pela China.
Não deve ser fácil viver num país tão distante e diferente do nosso, mas é sempre bom conhecermos outras realidades, línguas, ...
Boa estadia.
Vou passar por este sítio de vez em quando, gostei muito.
Abraço do tamanho de meio mundo.

Rosa