segunda-feira, 5 de março de 2007

Hangzhou

No Céu há o paraíso, na Terra há Su[zhou] e Hang[zhou]

Marco Polo

O paraíso fica apenas a 45 min. de Shaoxing... e rapidamente se tornou no meu destino preferido de fim-de-semana. Hangzhou, antiga capital do império durante parte da dinastia Sun, conserva poucos traços do seu passado histórico, enterrado algures entre as ruínas dos conflitos internos vividos ao longo dos séculos e, mais recentemente, da Revolução Cultural, que apagou uma parte considerável da História milenar do país.



Hangzhou encanta pela sua modernidade e pela escala humana que conseguiu manter, apesar do crescimento que experienciou nos últimos anos. Ao contrário da assustadoramente grande Xangai, onde nos sentimos esmagados pela impressionante dimensão de tudo quanto nos rodeia, a capital da província de Zhejiang é o paraíso para o visitante que gosta de passear a pé ou de bicicleta. Não é por acaso que é o destino turístico mais famoso internamente.



A cidade estende-se em redor do West Lake, o verdadeiro centro da vida nesta metrópole. Existem na China 36 lagos com o mesmo nome, mas todos eles o foram buscar a esta lagoa artificial “inventada” no século VIII. É a principal atracção turística de Hangzhou e merece bem a reputação que construiu. As imagens falam por si, mas não deixo de sentir que há qualquer coisa por lá que a lente da câmara simplesmente não consegue captar.


8 comentários:

Anónimo disse...

A paisagem parece pintada a aguarela...mas as fotos são de autêntico profissional.
Ainda há pouco tempo eras tão pequeno...

JO disse...

Que fotografias tão lindas! E eu que não sei se te vou conseguir ir visitar... :(

Anónimo disse...

A paisagem?...um espanto.
E as aguarelas...?
Pintadas por quem...?
Assim também eu sabia tirar fotografias...

Anónimo disse...

Paulo, acho que te podes dedicar à escrita e à fotografia!
De ler os teus post's,já estou com imensa vontade de ir à China!

sol disse...

Leve mas trágico; e é por isso que eu gosto de te ler a ti nesse sol do oriente.

柳 绅 龙 disse...

Agradeco que para puxar o lume a tua sardinha nao menosprezes as cidades mais cosmopolitas que tanto prazer tem em te receber!!!
A Quando a proxima visita a Xangai?
Grande abraco, se nao vieres ca, vou eu ai...

Paulo disse...

Kelly, estás mais que convidado, tal como todos os outros (mesmo os anónimos), para vir a Shaoxing!... Quanto à viagem a Xangai... se calhar vai ser mais cedo do que estás à espera! Tens planos para amanhã? :)

Anónimo disse...

MALOK, eu já tenho voo para te ir visitar!! Vou com uma amiga portuguesa, nas 2 últimas semanas de Maio. Podes fazer-me uma listinha de sítios a não perder aí por esses lados? Está visto que Hangzhou terá de constar no roteiro... bisous de paris