quinta-feira, 5 de abril de 2007

Uma aventura no Supermercado

Como quase tudo, as grandes multinacionais da distribuição já chegaram à China. Já não falta muito para chegarem também a Shaoxing (e logo no meu quintal), mas, por enquanto, as minhas compras continuam a ser feitas nos supermercados nativos, com tudo o que de interessante isso acarreta. Um supermercado na China é em quase tudo semelhante a um em Portugal, mas é nos pequenos detalhes que se encontram algumas diferenças reveladoras.

A disposição é quase sempre perfeita, como mandam os livros de marketing, obrigando-nos a percorrer todas as secções de artigos de ócio até chegarmos àquilo que viemos realmente procurar – a comida. Aqui começam as dificuldades, pois há alguns produtos básicos na nossa dieta que são simplesmente impossíveis de encontrar – Desde logo, pão, queijo e fiambre. A massa, quando há, está normalmente enfiada na secção de bens importados, juntamente com o único produto produzido em Portugal (não confundir com português) que já encontrei: as sardinhas em lata.

O arroz é a pedra basilar nas refeições chinesas e isso é evidente quando, no corredor exclusivamente destinado a este artigo, é impossível encontrar um pacote que contenha menos de 5 kg! Nunca comprei arroz.

A odisseia do arroz


O peixe, tal como nos restaurantes, escolhe-se vivo e é morto na hora, à nossa frente, como garantia suprema de que é fresco. Nunca comprei peixe.

Alguns dos petiscos disponíveis


No fundo, tratam-se apenas de pequenos pormenores que são explicados pelos diferentes hábitos alimentares e que, apesar de tudo, não causam grande estranheza. A minha maior surpresa foi descobrir que, na secção de produtos de higiene pessoal, não existe um único desodorizante. Segundo os chineses, os ocidentais apenas necessitam de usar este tipo de artigos porque... cheiram mal!

4 comentários:

maria inês disse...

ahahah...um universo surpreendente esse dos supermercados chineses

Axe disse...

Mas... são cágados que se encontram na secção de peixe fresco???

:-|

Bom, pode até nem ser muito mau. Como os preparas? Estilo sapateira, com broa de milho e cerveja preta? :-P

Anónimo disse...

Distribuição moderna? Pelo menos interessante!
Sardinhas em lata? Lol..!
Não há desodorisantes? Se quiseres falo com algum fornecedor e peço um carregamento para ai!

Anónimo disse...

"Segundo os chineses, os ocidentais apenas necessitam de usar este tipo de artigos porque... cheiram mal!"

Tens plena noção do quanto o teu pullover bordeaux contribuiu para a imagem dos ocidentais aos olhos do resto do mundo, não tens...?