quinta-feira, 26 de abril de 2007

Deep feelings on the field – Crónica de uma expedição a Suzhou

Tal como Hangzhou, Suzhou foi descrita por Marco Polo, um dos mais notáveis viajantes de todos os tempos, como o “paraíso na Terra”. E podem até ter passado algumas centenas de anos desde a sua última visita mas a cidade mantém alguns dos encantos que maravilharam este apaixonado pelo Oriente, aos quais juntou eventualmente alguns novos (tendo, com certeza, perdido muitos outros).


É tentador chamar “Vezena do...” a qualquer cidade em qualquer parte do Mundo que seja atravessada por pontes e canais e onde naveguem pequenas e tradicionais embarcações (não temos nós, em Aveiro, também, a nossa Veneza portuguesa?). Suzhou é conhecida como a Veneza Oriental, mas tem encantos próprios que fazem com que a comparação com a cidade italiana seja absolutamente desnecessária. Afinal, não era o próprio Marco Polo... um veneziano?



É certo que atravessar de barco a parte antiga da cidade, aproveitando os momentos de sombra proporcionados pelas pontes centenárias (não arrisco o “milenares”, apesar do aspecto bastante usado de algumas), e saboreando uma agradável cerveja local, com nome sugestivo, a fazer lembrar relaxing times de outro filme, é uma experiência única e merecedora por si só de uma visita a Suzhou. Mas percorrer as estreitas e iluminadas ruas melodiosamente salpicadas por concertos de música clássica chinesa e lojas tradicionais, sentindo cheiros e cores diferentes que já deixaram de surpreender mas continuam a maravilhar, conferem a harmonia necessária ao passeio de fim-de-semana.


Suzhou é ainda uma cidade de jardins que, sem a espectacularidade do West Lake de Hangzhou, se tornaram um bom complemento para a primeira excursão efectuada na companhia do pequeno grupo que ficou conhecido como “a traineira algarvia”. Juntar um farense, um olhanense e um louletano na província de Jiangsu se não é inédito é, de certeza, no mínimo, um acontecimento raro! A traineira algarvia navegou sem problemas nas águas calmas dos canais de Suzhou e terminou a expedição com um inesperado corridinho à hora de almoço, a fazer lembrar os bons velhos tempos da tia Anica de Loulé!

6 comentários:

Anónimo disse...

Puseram algum chinês a tocar concertina?
Em vez do corridinho não terá sido uma corridinha pra não pagar a conta do almoço?
Ou foi alguma chinesa que vos deu uma corridinha por se terem portado mal?

Anónimo disse...

Não vejo a hora de ir à China!
A cada post teu, o apetite fica mais aguçado!

Anónimo disse...

Marco Polo era Genoves...

Anónimo disse...

ok...veneziano!

André

Paulo disse...

Foi mesmo um corridinho chinês!
Também tinha ideia que era genovês mas é mesmo veneziano
http://www.answers.com/marco%20polo

Anónimo disse...

Paulation, só tive hoje contacto com o teu blog e desde já te agradeço pela viagem que me proporcionaste, para tão longe deste escritório no saldanha do qual, por certo, tens tantas saudades. Aproveita por mim, um grande beijinho, Nadal