segunda-feira, 7 de maio de 2007

Yangshuo, Guangxi

Aproveitei o feriado de Maio para rumar a Sul. Destino – Província de Guanxgi. Yangshuo, pequena cidade na margem do rio Li, popular destino para backpackers de todo o mundo, foi o local escolhido como base de exploração da zona.


A paisagem rural circundante é uma das mais famosas e reproduzidas de toda a China, ilustrando, por exemplo, o verso das notas de 20 Yuan. O rio e seus afluentes, que banham a maior parte das povoações da zona, estendem-se por entre intermináveis planícies de arroz das quais se erguem, imponentes e misteriosas, colinas de um verde luxuriante, concorrendo para a criação de um cenário absolutamente fantástico, por onde me perdi sobre duas rodas e onde dormitei, mais tarde, embalado pelo motor de um barco local.



Pedalando entre colinas e arrozais, surpreendi-me com locais onde o tempo deixou de passar e com outros onde o turismo começa a fazer chegar novas formas de subsistência, tal como a esplanada improvisada na casa de um camponês de Liugong (uma das muitas pequenas aldeias perdidas por entre arrozais), que, aproveitando a magnifica vista para o rio de que dispõe, se decidiu a enveredar pelo universo dos serviços. Uma assoalhada, apenas com uma cortina como divisão para o quarto onde dorme toda a família, pode ser suficiente para construir um restaurante neste mundo onde o almoço é morto e depenado na hora e onde as inspecções sanitárias ainda não são senão uma miragem.


E que dizer da Lulu? Nascida camponesa, juntou a pouca vontade que tinha de passar o resto dos seus dias de costas voltadas para o Sol com um talento inato para falar inglês e tornou-se empresária, dona de uma pousada e três bares na mundana West Street da simultâneamente calma e agitada Yangshuo. O chinese dream come true?



A imersão neste universo natural deslumbrante, torna-o num destino idílico para quem procura um pouco de afastamento das buliciosas cidades chinesas. Não por acaso, para além de backpackers e omnipresentes turistas internos, misturam-se em abundância com a fauna nativa reformados europeus e americanos.

Despeço-me de Yangshuo, observando-a, serena, do topo de uma das colinas circundantes, com um sincero até breve, levando na bagagem agradáveis recordações e incontáveis sorrisos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Qualquer comentário pareceria redundante!
Obrigada pelo prazer da leitura e das imagens!

Ana Coelho disse...

Paulito, já li tudo até aqui...e tou com medo de ler mais! Pois estou com uma vontade enorme de ir até à Portela apanhar um avião e aparecer à tua porta! Para me fazeres uma visita guiada!