segunda-feira, 2 de março de 2009

Em viagem II - cenas de um casamento

Saí de Chengdu em vesperas do Ano Novo Chinês e, como bom português, decidi comprar o bilhete no dia anterior, o que, neste país, é sinónimo de não conseguir arranjar lugar sentado - a China é um dos (poucos?) países do mundo que vende lugares de pé nos comboios (a Alemanha é um dos outros).

Seriam cerca de 10 horas de viagem até Xichang (西昌), no Sul de Sichuan, onde chegaria por volta das 8 da manhã e onde esperava apanhar um autocarro até ao Lugu Lake , no Norte da província de Yunnan. Mas os imprevistos não se fizeram esperar e acabei por não chegar sequer a Xichang devido a uma proposta irrecusável - um convite para um casamento.

Enquanto deambulava pelo comboio em busca de um cantinho onde deixar a minha trouxa e um bocadinho de chão para dar um descanso às pernas, um casal de chineses, sentado em bancos de plástico entre duas carruagens, convidou-me para me sentar com eles. Dei asas ao meu chinês e um par de horas, meia dúzia de goles de aguardente e umas boas centenas de sementes de girassol depois surgiu o convite para ir com eles ao casamento do melhor amigo numa cidade qualquer que ficava de caminho. Pensei durante 2 minutos e disse que sim.

Era suposto ter ficado 2 dias e acabei por ficar 5. A história é longa mas resume-se em 3 ou 4 palavras - cerveja, aguardente, brindes, karaoke e... convites de casamento.
Yue Xi (越西), a cidade do noivo, e Xi De (喜德), a cidade da noiva, são duas terras pequenas no interior rural (pobre) da província (pobre) de Sichuan. Para a maioria das pessoas a oportunidade de conversar com um estrangeiro talvez não volte a surgir no espaço de uma vida, e todos fizeram questão de a aproveitar bem - brindei com todos os convidados, conversei com quase todos e fui pedido em casamento por quase todas. Confesso que ao fim de 5 dias comecei a ficar cansado e depois de duas tentativas frustradas (uma vez devido a um nevão e outra por culpa própria) consegui meter-me num comboio a caminho de Kunming (昆明) onde me esperava o António.
Ficam alguns dos momentos:

Os noivos (a noiva não está realmente trise. A ausência de um sorriso explica-se antes pelo respeito aos pais - demonstra que está triste por os deixar)

o copo de água

com o pai da noiva

com o irmão da noiva

Sem comentários

4 comentários:

Almuthamid disse...

Genial!
Não é uma melhor experiência que uma passagem por um gabinete de research?

Abraço
Rui

Jana Jan disse...

Tu és o máximo!
Beijo

Anónimo disse...

Gosto do teu traje de cerimónia ;)

E pensar que estive para ir ter contigo... o que eu perdi!!

Anónimo disse...

Grande Paulinho!

Memorável! Só tu...

Abraço