quarta-feira, 4 de março de 2009

Em viagem III - Em família

Para além da maravilhosa (ainda que cansativa) experiência de participar num casamento tradicional na China profunda, foi interessante ficar a conhecer mais uma pequena parte deste gigante país, que é tão bonita como todas as outras mas que não faz parte de absolutamente nenhum roteiro turístico. Tive um bocadinho de China só para mim, e, em 5 dias, tanto deu para brincar na neve...


... como para passear pelo campo...

... ainda que a parte mais interessante da viagem tenha sido mesmo visitar a terra onde o meu anfitrião (chamemos-lhe Jack) nasceu. Tal como a maior parte das aldeias que vi por lá era demarcada por um muro relativamente baixo de barro (?), mas suficientemente forte para impedir a entrada do progresso. Foi a terceira vez que o Jack voltou à sua terra natal, desde que saiu de lá, com a mãe, há mais de 15 anos... e duvido que tenha notado alguma diferença. Os únicos sinais de modernidade era apenas as antenas parabólicas (que mais?) e tudo o resto parecia parado no tempo.
Fui recebido em Xi De, e por todas as outras terras por onde fui passando, como se fizesse parte da família. Duvido que algum deles alguma vez venha a ler isto, mas de qualquer forma não custa tentar:
谢谢你们。 我会想你我好兄弟。
Obrigado a todos.

1 comentário:

Anónimo disse...

O texto é excelente e as fotos estão magníficas! Tou a adorar!