segunda-feira, 9 de março de 2009

Em viagem V - Pela estrada fora (2)

No último dia da caminhada o calor intensificou-se e as paisagens foram-se tornando cada vez mais áridas. Algumas recordavam-me mesmo o interior algarvio

As pernas já começavam a pesar e desde que saímos, de manhã cedo, que procurávamos alguém que nos pudesse dar uma boleia. No dia anterior vimos passar muitos tractores que nos poderiam ter ajudado em parte do percurso e acabámos mesmo por apanhar uma boleia, ainda que breve, de uma pick-up. Mas hoje os únicos veículos que iam passando eram motas, quase sempre com 2 ou mesmo 3 pessoas.

A certa altura avistamos mais uma Estupa, no alto de um monte, e ganhámos coragem para subir as centenas de degraus que nos separavam dele. O nosso esforço foi recompensado pelo facto de termos apanhado a última etapa da sua construção - a pintura - e por termos conhecido o mestre de obras que fez questão de posar para a fotografia, com os seus dois colegas, de uma forma bem original.

Por volta da hora de almoço chegámos, inesperadamente, a um grande lago onde fomos convidados para almoçar, primeiro por uma família, e depois por um grupo de amigos (incluindo dois monges) que ali estavam. Juntámos todos para uma fotografia e ainda nos ofereceram uma boleia, de mota, até Menghun. Precisamente o nosso destino.

Conseguimos chegar ao ainda antes do final do dia a Jinghong, de onde tínhamos saído e, depois de educadamente termos recusado o convite para passar o Ano Novo Chinês com a família que tínhamos conhecido no Lago, decidimos despedir-nos de Xishuangbanna e começar a viagem em direcção ao Laos no dia seguinte.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que povo maravilhoso... fico bem mais descansada!